domingo, 19 de fevereiro de 2012

Quem é o maior no Reino dos céus?



Mateus 18:1
1 - NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

Introdução
Mateus 18:2 - E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles,
Jesus usou uma criança para ajudar seus egocêntricos discípulos a entenderem o assunto. Precisamos ter o cuidado e maturidade para não sermos como os discípulos, fazendo  perguntas sobre assuntos sem importância, mas ter a humildade e a sinceridade  de um coração de criança. Você já viu uma criança preocupada com status ou querer exercer alguma influencia ou atividade na igreja?
1-      Condição necessária para entrar no reino dos céus. V.3a  - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes
a)      Converter. Em geral, conversão é a transformação de uma coisa em outra, é uma mudança radical que acontece através do verdadeiro arrependimento, ninguém que se converteu a Cristo permaneceu como era antes, pelo contrario teve a sua vida transformada em outra vida, das trevas para a luz, da perdição para a salvação, da desobediência para a obediência.
b)      V.3 e não vos fizerdes como crianças de modo algum entrarão no reino dos céus.
Dependência-   Vejamos alguns estágios na vida de uma criança
                      0 - 18 meses
Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoçãoalimentação ou higiene. Ela não vai a lugar nenhum se não for levada por alguém.
18 meses - 3 anos A pequena criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamãe, papai, bola, etc), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades.
              3 - 4 anos Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
             5 - 9 anos O período entre cinco a nove anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente. Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).
Humildade. v.4 - Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
 Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.
Sinceridade. Mateus 21:15-16
15 - Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,
16 - E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
Conclusão
Quem  quer ser o maior que sirva a todos. Precisamos aprender com Jesus e Ele deixou as crianças para nosso aprendizado, quando buscamos lugar de destaque aqui nesta vida, nos deparamos com os conflitos, no reino é diferente, o lugar que às vezes queremos ocupar nem sempre é o que Deus preparou para nós. Marcos 10:35-40
35 - E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 - E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?37 - E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.38 - Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?39 - E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;
40 - Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. Igreja do Senhor não seja levada pela vontade de crescer e querer caminhar sozinha sem a dependência de Deus, se tornando indiferentes e deixando de crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.