terça-feira, 17 de abril de 2012

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE ABSTINÊNCIA



 Ação de abster, de se privar de alguma coisa, em particular de um alimento, por uma razão religiosa: abstinência de carne 

 POR QUE DEVO ME ABSTER?
Romanos 14:6 Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz; e quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, porque dá graças a Deus.
1 Coríntios 7:5  Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. A abstinência pode ser agradável para Deus como forma de mostrar nossa devoção e gratidão a Ele. Abstinência pode ter menos relação com aquilo de que nos afastamos do que do que nos aproximamos.
Levítico 19:4  Não vos virareis para ídolos, nem vos fareis deuses de fundição; Eu sou o Senhor vosso Deus..
1 Coríntios 6:1 9 Acaso não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes de Deus, e que não sois de vós mesmos?
A abstinência é uma maneira de reconhecer a soberania de Deus e sua autoridade sobre nossas vidas.
Uma vez que nossos corpos são o santuário do Espírito Santo, devemos ter cuidado com quem convidamos para nele entrar, a fim de não profanar o templo.
Romanos 14:21  É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar.
1 Coríntios 8:13 E por isso, se a comida serve de escândalo para meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
A abstinência pode se tornar necessária por causa da relação de outrem com Deus. É essencial nos abstermos de coisas que nos levam a pecar. É também essencial que nos abstenhamos de coisas que levem outros a pecar, especialmente àqueles que vêm em nós modelos de comportamento.
DO QUE DEVO ME ABSTER?
1 João 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
Deus anseia por um coração totalmente dedicado a Ele. Devemos amá-lo com um amor que a tudo consome, e que, por definição, não pode ser dividido ou mal-colocado. O amor é sempre uma questão de prioridades - o que, ou quem, vem em primeiro lugar em nossas vidas. Quando estivermos tentados a deslocá-lo em nossas vidas, é melhor ter alguém maior para substituí-lo - mas este quem poderia ser?
1 Tessalonicenses  5:22...abstende-vos de toda forma de mal.
Salmo 119:101.. .De todo mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua palavra.
1 Pedro 2:11 Amados, exorto-vos como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma.
Colossenses 3:5,8 Fazei, pois, morrer vossa natureza terrena: prostituição, impurezas, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena de vosso falar.
Salmo 101:4 Longe de mim o coração perverso; na quero conhecer o mal.
Devemos nos abster de toda ação e pensamento pecaminosos. Um coração cheio de justiça e bondade não tem mais espaço para o mal. Deus ordena que evitemos todo tipo de pecado sexual. Isto é particularmente importante no casamento, onde fidelidade e confiança são críticos no elo de unidade que Deus intencionou para marido e mulher.
Provérbios 14:7..Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.
COMO PODEMOS NOS ABSTER? COMO NOS ABSTER DAS COISAS QUE PODEM NOS FAZER MAL? Colossenses 3:7, 9, 11 Ora, nessas mesmas cousas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas... Vos despistes do velho homem com seus feitos...porém, Cristo é tudo em todos.
Romanos 13:14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências. A abstinência é possível pelo poder do Espírito Santo, que é o dom de Deus para todo aquele que crê. Quanto mais espaço dermos para o Espírito, menos haverá para influências malignas. O domínio próprio é a chave para a abstinência, e resulta do conhecimento de Deus! Devoção a Deus nos torna capazes de pensar com clareza numa perspectiva de eternidade e exercer maior domínio próprio.
Provérbios 16:6 Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal. Desenvolver respeito por Deus ajuda-me a me abster do mal. Piedade não é só afastar-se do mal, é também aproximar-se de Deus. Às vezes o melhor que se tem a fazer é fisicamente remover-se de uma situação de uma situação tentadora.
QUAIS SÃO OS PERIGOS QUANDO NÃO NOS ABSTEMOS?
Provérbios 5:23 Ele morrerá pela falta de disciplina, e pela sua muita loucura perdido cambaleia.
Provérbios 25:28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. Eu me torno vulnerável quando ajo sem domínio próprio. Controlo mãos e pés melhor quando controlo mente e coração.
1 Coríntios 6:9-11ÉOu não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Um estilo que se permite praticar o mal tem conseqüências eternas. Devo evitar o mal por causa de minha gratidão pelo que Deus, Jesus e o Espírito Santo fizeram por mim. Deus e o pecado não conseguem conviver no interior do seu coração.
QUAIS OS BENEFICIOS  DA ABSTINÊNCIA?
Romanos 6:13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumento de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. Abster-se de todo o mal é a forma pela qual posso dar glória a Deus. É impossível agarrar-se a Deus e a um estilo de vida pecaminoso ao mesmo tempo.
Cantares de Salomão 8:9-10 Se ela for um muro, edificaremos sobre ele uma torre de prata..Eu sou um muro, e os meus seios como duas torres; sendo assim, fui tida por digna de confiança do meu amado. Abster-se de pecado sexual antes do casamento resulta em grandes bênçãos para você e seu cônjuge após o casamento.
                                                                      Conclusão
 PROMESSA DE DEUS:
Gálatas 5:22-23...Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5:22-23...Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei.
Fonte : Bíblia Ilúmina Gold.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.