domingo, 8 de abril de 2012

PÁSCOA E JESUS Ex. (12.1-14)



A palavra páscoa nos fala de passagem (comemoração anual dos Judeus pela libertação do Egito) Páscoa foi dada a Israel como uma festa a ser observada perpetuamente. Êxodo12:14; E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Porque os cristãos comemoram a páscoa? Porque Jesus é a nossa verdadeira páscoa e nEle se cumpri todos os requisitos necessário exigido por Deus. 
(I Corintios 5:7) - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
"O CORDEIRO DA PÁSCOA É O TIPO DO CORDEIRO DE DEUS (CRISTO)".
1- O cordeiro havia de ser sem mancha, guardado 4 dias.
Ex. 12:5-6 O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, 6 e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha.
 João 8:46; Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes?
Jo.18.38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
2- O cordeiro assim provado foi sacrificado;
(Êxodo 12:6) - E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. (João 12:24) - Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

(Hebreus 9:22) - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

3- O sangue do cordeiro havia de ser aplicado.

(Ex. 12:7) Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

( João 3:36).  Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

4.O sangue do cordeiro pela fé (mais nada) evitou julgamento.

(Ex. 12:13) Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.

5- O sangue na porta foi o suficiente.

(I João 1:7) - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

6- A festa de Páscoa tipificou Cristo como Pão da Vida.

(Mat. 26:26-28 ) 26 - E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

I Cor. 11:23-26). 23- Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24 - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Conclusão

Devemos agora como cristão que somos viver diariamente a verdadeira páscoa não com coelhinhos e chocolates, mais cobertos e lavados no precioso Sangue de Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.