segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quem toca, os males espantam..I Sm.16 V. 17


E Saul ordenou:
– Procurem um homem que toque bem harpa  e o tragam aqui.

Introdução
Nesta mensagem, o rei em questão representa alguém que foi chamado por Deus e devido a sua falta de fé e confiança em Deus, precipitou-se, perdendo o seu reinado, e o mais trágico de tudo, é que Deus se arrependeu de te-lo constituído rei sobre Israel e o Espírito do Senhor havia se retirado dele, e conseqüentemente um espírito maligno o atormentava. Diante das circunstâncias ele pede aos seus criados que procurassem um homem que tocasse bem harpa.  ("...Como aquele que ordenou e preservou a ordem moral, é absolutamente necessário que ele traga punição ao pecado, sem considerar-se quão grande amor e compaixão o Senhor possa sentir pelo pecador....No caso de Saul, esse homem havia conscientemente quebrado a Lei de Deus. Primeiro profanou o altar de Deus, ao executar um sacrifício sacerdotal que contrariava a ordem divina (1 Sm 13.12,13) e, em segundo lugar, ao poupar o rei Agague e certa porção do gado dos amalequitas, embora houvesse recebido ordens para executar a todos (1 Sm 15.20-23)...Por causa desses sucessivos atos de rebelião contra a Lei e a vontade de Deus, ele tornou-se passível de sofrer a influência de Satanás, da maneira exata como Judas Iscariotes deixou-se influenciar pelo diabo, ao decidir-se que trairia o Senhor Jesus (cf Jo 13.2). Visto que Deus estabeleceu as leis de causa e efeito, é certo e exato afirmar que a desobediência de Saul cortou-lhe o acesso à orientação do Espírito Santo e sua comunhão com ele...Agora, ele se tornara presa do espírito maligno da depressão e do ciúme que o empurrou cada vez mais na direção da paranóia irracional..."
Pré requisitos:
1-       Que toque bem- v.17
2-       Que seja uma harpa ( Lira ) v.17
3-       Que viesse a presença do rei- (Disponibilidade)
- Davi o homem a quem o rei atormentado procurava. (Não era qualquer musico, precisava preencher a exigência do rei.)
- Davi preenchia estes requisitos:
1-       Ele era um bom musico. V.18  Um dos empregados respondeu:
1-– Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico.
2-       Ele tocava harpa- I Samuel 16:23
 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
        3- Ele se dispôs a estar na presença do rei. I Samuel 16:21 - Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
- Outras virtudes de Davi. V.18
1-       Bom  musico– Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico., , ,
2-       Ele também é valente
3-       Bom soldado (homem de guerra)
4-       Fala bem ( prudente em palavras )
5-       Tem boa aparência (gentil presença )
6-       O Senhor Deus está com ele.
7-       Bom testemunho
Observação: Davi não precisava dar testemunho de si, outras pessoas é que davam, no texto citado era os empregados que testemunhava.
8-       Humildade- Davi nesta ocasião já fora ungido rei de Israel e o Espírito do Senhor já havia se apoderado dele. I Samuel 16:13 - Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
Conclusão
Davi é um exemplo para os nossos dias, precisamos de homens e mulheres que tenham estas características e estejam dispostos a louvar ao Senhor com seus instrumentos, sejam eles de corda ou qualquer outro tipo, o que de fato é necessário é ao cantarmos ou tocarmos saiam verdadeiras dinamites para destronar satanás e seus demônios e quebrarmos as cadeias e grilhões que estão prendendo as vidas e em liberdade os oprimidos do diabo; quem toca, os males espantam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.