domingo, 9 de junho de 2013

Povo-de-Deus e Amados-por-Deus.

                            Povo-de-Deus e Amados-por-Deus.

OSEIAS 2.1

Portanto, ponham nos seus irmãos, os israelitas, os nomes de Povo-de-Deus e Amados-por-Deus.

                                              Introdução

O nome OSEIAS significa salvação, pouco se sabe sobre ele, alem do está contido em sua profecia. Oseias era um nativo do reino do norte, ele chamado para exemplificar o relacionamento entre Deus e Israel por meio de casamento com uma prostituta. Oseias começou a profetizar no final de um período de grande prosperidade material, durante o reinado de Jeroboão II de Israel. Porem, infelizmente, durante a maior parte da vida de Oseias , as pessoas estavam falidas espiritualmente. Os seus lideres   permitiram que elas praticassem idolatria e cometessem prostituição espiritual   contra o Senhor. Na verdade eles atribuíam aos ídolos a sua prosperidade e não ao Senhor. O povo havia se tornado cobiçoso e avarento, oprimindo os que eram menos capazes de se defender.
1-      Deus manda Oseias  se casar com uma prostituta:
2 Quando o Senhor Deus falou pela primeira vez por meio de Oséias ao povo de Israel, ele disse a Oséias:
– Vá e case com uma prostituta de um templo pagão; os filhos que nascerem serão filhos de uma prostituta. Pois o povo de Israel agiu como uma prostituta: eles foram infiéis e me abandonaram.
Muitos questionam a razão pela qual Deus ordenou a Oseias que se casasse com uma prostituta. Porem, é preciso compreender  que o Senhor pretendia usar essa união como exemplo das relações espirituais entre Ele  e Israel. O profeta foi usado por  Deus dessa forma para revelar o pecado de Israel, pois a infidelidade da esposa de Oseias refletia vividamente a infidelidade de Israel.
2-      A infidelidade de Israel.
2- 2 O Senhor Deus disse ao povo:
2-– Acusem a sua mãe, façam denúncia contra ela, pois ela não é mais a minha esposa, e eu não sou mais o seu marido. Peçam que ela pare de cometer adultério e que mande embora os seus amantes. 3 Se ela não fizer isso, eu tirarei toda a sua roupa e a deixarei nua como no dia em que nasceu. Eu farei com que ela fique como um deserto, como uma terra seca, e ela morrerá de sede. 4 E não terei pena dos seus filhos, pois são filhos de uma prostituta. 5   Ela se entregou à prostituição e mostrou que havia perdido toda a vergonha quando disse: “Vou buscar os meus amantes, pois eles me darão comida e bebida, roupas de lã e de linho, azeite e vinho.”
2-6– Portanto, vou pôr ao redor dela uma cerca de espinhos e vou construir um muro na estrada, para que ela não encontre o caminho. 7 Ela correrá atrás dos seus amantes, mas não os alcançará; irá procurá-los, mas não os encontrará. (ELA CAIU EM SI, ASSEMELHANÇA DO FILHO PRODIGO) Então dirá: “Vou voltar para o meu marido, pois, quando vivia com ele, eu era mais feliz do que agora.”
3-      DEUS É QUE DAR, ABENÇOA  8 Ela não compreendeu que fui eu que lhe dei o trigo, o vinho e o azeite; fui eu que lhe dei muitos presentes de prata e de ouro, que ela ofereceu ao deus baal.
4-      DEUS É JUSTIÇA, CONSEQUENCIA DA INFIDELIDADE 9  Portanto, quando chegar o tempo da colheita, eu tomarei dessa mulher o meu trigo e o meu vinho e levarei embora as roupas de lã e de linho que tinha dado para ela vestir. 10 Agora vou deixá-la completamente nua na frente dos seus amantes, e ninguém a livrará do meu poder. 11 Acabarei com toda a sua alegria: não haverá mais festas anuais ou festas mensais, nem as festas dos sábados, nem qualquer outra festa. 12 Eu destruirei as suas plantações de uvas e as suas figueiras que ela disse que recebeu como pagamento dos seus amantes. Só ficará mato, e os animais selvagens devorarão tudo. 13 Ela me abandonou, adorou as imagens do deus baal e queimou incenso como oferta a ele. Ela também se enfeitou com anéis e jóias e correu atrás dos seus amantes. Por causa de tudo isso, eu a castigarei. Eu, o Senhor, estou falando.
Deus ama o seu povo e promete restituição e perdão
1- DEUS LEVA A SUA AMADA PARA O DESERTO.
1. O deserto é um lugar que mexe nos nossos sentidos.
 2. No deserto nos sentimos muito pecadores.  
3. Nos deserto temos tendência de nos sentirmos vítimas.
4. No deserto nos sentimos deslocados e ameaçados.                                                    
14  Deus disse ao povo de Israel:
   – Vou seduzir a minha amada e levá-la de novo para o deserto, onde lhe falarei do meu amor.
2- DEUS PROMETE TRANSFORMAÇÃO, MUDANÇA RADICAL.
15 Ali, Eu devolverei a ela as suas plantações de uvas e transformarei o vale da Desgraça em uma porta de esperança.
3- DEUS TRARÁ A MEMORIA O PRIMEIRO AMOR.
Então ela falará comigo como fazia no tempo em que era moça, quando saiu do Egito. 16 Mais uma vez ela me chamará de “Meu marido” em vez de me chamar de “Meu baal”. 17 Nunca mais deixarei que ela diga o nome baal; nunca mais se falará desse deus. Sou eu, o Senhor, quem está falando.
4- DEUS PROMETE PROTEÇÃO E PAZ.
18– Naquele dia, farei um acordo com os animais selvagens, com as aves e com as cobras, para que não ataquem a minha amada. Quebrarei as armas de guerra, os arcos e as espadas; não haverá mais guerra, e o meu povo viverá em paz e segurança.
5- DEUS REATA ALIANÇA COM SUA ESPOSA, E PROMETE AMOR E CARINHO.
19– Israel, eu casarei com você, e para sempre você será minha legítima esposa. Eu a tratarei com amor e carinho 20 e serei um marido fiel. Então você se dedicará a mim, o Senhor.
5- DEUS PROMETE ATENDER AO  PEDIDO DA SUA ESPOSA.
21 Naquele tempo, serei o Deus que atende: atenderei o pedido dos céus; os céus atenderão o pedido da terra, dando-lhe chuvas; 22 e a terra responderá produzindo trigo, uvas e azeitonas. Assim eu atenderei as orações do meu povo de Israel. 23 Plantarei o meu povo na Terra Prometida para que eles sejam a minha própria plantação.
6-DEUS PROMETE AMAR A QUE NÃO É AMADA.
E eu amarei aquela que se chama Não-Amada; para aquele que se chama Não-Meu-Povo eu direi: “Você é o meu povo”, e ele responderá: “Tu és o meu Deus”.
AP. 21.1  Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. 2 E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. 3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse:
– Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. 4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.
Israel é convidado a voltar para Deus
 Oseias 14
1 Povo de Israel, volte para o Senhor, seu Deus! Você caiu porque pecou. 2 Voltem para Deus e orem assim: “Perdoa todos os nossos pecados, ouve a nossa oração, e os nossos louvores serão o sacrifício que te ofereceremos. 3 A Assíria não pode nos salvar, e a cavalaria não pode nos proteger. Nunca mais diremos aos ídolos, feitos por nós mesmos, que eles são o nosso Deus. Tu, ó Deus, és misericordioso e cuidas dos necessitados.”
Vida nova para Israel
4  O Senhor Deus diz:
“Vou curar o meu povo da sua infidelidade
e vou amá-los com todo o meu coração,
pois não estou mais irado com eles.
5 Serei como a chuva para Israel,e ele dará flores, como os lírios.
As suas raízes serão profundas como as das árvores do Líbano.
6 Os seus galhos se estenderão, bonitos como os galhos das oliveiras
e perfumosos como os cedros do Líbano.
7 Mais uma vez, Israel viverá debaixo da minha proteção; eles crescerão como o trigo,
  darão frutas como a parreira e serão famosos como o vinho do Líbano.
8 O povo de Israel dirá:
Os ídolos não valem nada!
Sou eu, o Senhor Deus, que atendo as orações do meu povo;
sou eu que tomo conta deles.
Como um pinheiro verde, eu lhes dou abrigo,
e de mim eles recebem todas as bênçãos.”
Conclusão

9 Que as pessoas sábias e ajuizadas entendam a mensagem deste livro e meditem nela! Os caminhos de Deus, o Senhor, são certos; os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.