segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Mudança de Postura Quanto aos Propósitos de Deus



TEXTO: Ex 3.10  - Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
INTRODUÇÃO
> Deus tem uma missão de vida para cada um de nós. Você sabe qual é a missão de vida que Deus tem para sua vida?
> Moisés: usá-lo para tirar o povo de Israel do Egito e conduzi-los através do deserto para a Terra Prometida; Gideão: usá-lo para livrar Israel das mãos dos midianitas; Isaías e Jeremias: usá-los para transmitir a Sua mensagem aos seus contemporâneos.
> Você precisa descobrir qual é a missão, qual é o propósito que Deus tem para sua vida nas seguintes áreas: espiritual (pessoal, interior); familiar; profissional; ministerial; etc.
> Deus tem uma missão de vida para cada um de nós e Ele espera que cumpramos plenamente essa missão em nossa jornada terrena.
> O texto nos mostra algumas Orientações para que não deixemos de cumprir plenamente a missão que Deus planejou para cada um de nós.
I.) Não se deprecie nem subestime sua capacidade - Ex 3.11,12  11 - Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12 - E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
> Temos uma forte tendência a nos depreciar e a depreciar o que temos.  > Gideão - Jz 6.15,16 -
15 - E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 - E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. Deus deu a Gideão a mesma resposta que deu a Moisés: Eu serei contigo!
> Mt 28.20 - Promessa de Jesus de que estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos!
II.) Não se preocupe com o que os outros irão dizer ou pensar - Ex 4.1-9
1 - ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
2 - E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
3 - E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4 - Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
5 - Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
6 - E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
7 - E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
8 - E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
9 - E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
> Ficamos muitas vezes paralisados, preocupados com o que os outros irão dizer ou pensar!
 Se todos os grandes homens de Deus da Bíblia e de um passado mais recente fossem se preocupar com o que os outros diziam (fossem se preocupar com a oposição, por exemplo) não teriam cumprido os propósitos de Deus para suas vidas.
"Pessoas são ilógicas, injustas e egoístas - ame-as mesmo assim; Se for bom no que faz, as pessoas o acusarão de ter motivações egoístas e inconfessas - continue sendo bom; Se obtiver sucesso, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos - busque o sucesso assim mesmo; O que você fizer bem hoje, provavelmente será esquecido amanhã - ainda assim faça-o bem; Honestidade e franqueza o tornam vulnerável - permaneça honesto e franco; O maior homem com as maiores idéias pode ser abatido pelo menor homem com o menor intelecto - não deixe de pensar grande; As pessoas apóiam os derrotados, mas só seguem os vencedores - lute pelos derrotados; Aquilo que você gasta anos construindo pode ser destruído do dia para a noite - não deixe de construir; As pessoas precisam de ajuda, mas podem atacá-lo se você as ajudar - ajude-as assim mesmo; Dê ao mundo o melhor que você tem e você levará um tapa no rosto - continue dando o seu melhor; Se o melhor é o possível, então o bom não é o suficiente".
> Que sinais Deus tem te dado de que Ele lhe ajudará a cumprir a sua missão de vida?
III.) Não arranje desculpas e nem crie obstáculos - Ex 4.10-12
10 - Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
11 - E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
12 - Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
> Nesse quesito também somos especialistas
> Outro exemplo: Jeremias - Jr 1.5-10
5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 - Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7 - Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8 - Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9 - E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
> Deus não aceita desculpas e quanto aos obstáculos Ele é especialista em removê-los. Veja tanto no caso de Moisés (Ex 4.11,12) 11 - E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
12 - Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. como de Jeremias (Jr 1.9). 9 - E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Pode-se lembrar exemplo de Isaías aqui também!
IV.) Não seja negligente, omisso e nem transfira a outro uma responsabilidade que cabe a você
> Elucidar Ex. 4.13-17
13 - Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
14 - Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
15 - E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
16 - E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
17 - Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
> Temos uma grande tendência à acomodação; não queremos sair de nossa "zona de conforto".
> Ver Pv 22.13 quanto ao preguiçoso  - Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas. e Mt 25.26,28-30 quanto ao servo mal e negligente.
> Outros textos: Mt 7.26; Lc 12.47
> Às vezes, como Moisés dizemos: "Senhor, manda outro"! Será que suportaremos depois ver o outro honrado e ver que nós não saímos do lugar? Não ficaremos murmurando dizendo que Deus abençoa outros, mas a nós Ele não abençoa?
CONCLUSÃO
> Todos nós compareceremos perante o Tribunal de Cristo - 2 Co 5.10

copilado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.