domingo, 4 de março de 2012

Sentindo Saudades do Egito



Números 11.1-10
Introdução
A fonte do descontentamento e das queixas é descrita como “vulgo”, palavra traduzida, em outras versões, como “populacho “  e “estrangeiros”. Estas pessoas tinham saído do Egito com Israel
(Êxodo 12:37-38 (37 - Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.38 - E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.)como não eram hebreus, não possuíam uma conexão pessoal com a promessa de Deus. Eles estavam cansados do maná, e, esquecendo-se de todas as razões para terem saído do Egito,lembravam-se somente do peixe,das cebolas e do alho que estavam disponíveis antes para eles. Eles eram mal vistos pelos israelitas, embora Israel se permitisse sofrer influencia pelas suas reclamações .
1-Situação do povo naquela ocasião.
V.1 Estavam passando por muitas dificuldades.
1 Por estarem passando por muitas dificuldades, os israelitas começaram a se queixar a Deus, o Senhor.
As dificuldades não nos dar o direito de reclamar ou murmurar diante de Deus, pelo contrario, elas servem para nos conduzir a uma maior aproximação de Deus.
V.1 Deus ouve as reclamações, fica irado e fez cair fogo em cima deles.
 1 Quando o Senhor ouviu as suas reclamações, ficou irado e fez cair fogo em cima deles. O fogo queimou no meio deles e destruiu uma ponta do acampamento.
Não podemos pensar que Deus não ouve as nossas murmurações e reclamações, Ele ouve muito bem e age de imediato, às vezes nem abrimos a nossa boca, sussurramos apenas, mais Ele nos conhece.
V.2 O povo pede socorro.
2 Então o povo gritou, pedindo socorro a Moisés; Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.
Essa atitude de desespero do povo, o levou a gritar pedindo socorro, graças a Deus, que eles tinham um líder bem próximo a eles e principalmente com uma vida de comunhão com Deus, ele ora e fogo se apaga.
 V.4-9 A caminhada do povo de Deus com os estrangeiros. (vulgo ou populacho)
4 Havia estrangeiros viajando com os israelitas. Eles estavam com muita vontade de comer carne, e até mesmo os israelitas começaram a reclamar, dizendo:
– Ah, se tivéssemos um pouco de carne para comer! 5 No Egito comíamos quanto peixe queríamos, e era de graça. E que saudades dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos! 6 Mas agora acabaram-se as nossas forças. Não há mais nada para comer, e a única coisa que vemos é esse maná!
(observação: Cuidado com os ímpios naquilo que estão de aconselhando, eles influenciaram o povo com suas murmurações, não permita ser influenciado por eles, nesta caminhada você é o influenciador, e, não o influenciado.)
V.10 Moises ouvi o choro do povo.
10 Então Moisés ouviu o choro do povo. Cada família chorava na entrada da sua barraca. O Senhor ficou muito irado. E Moisés também ficou aborrecido.
V.10 Nem sempre que Deus ouve o choro, Ele ouve como algo bom, esse choro, por exemplo, deixou Deus irado e o seu líder muito aborrecido.
V.11-15 O líder se queixa por causa do povo, e pede a morte.
11e disse a Deus, o Senhor:
– Por que me tens tratado tão mal? Por que estás aborrecido comigo? Por que me deste um trabalho tão pesado de dirigir todo este povo? 12 Eu não fiz este povo, nem dei à luz esta gente! Por que me pedes que faça como uma babá e os carregue no colo como criancinhas para a terra que juraste dar aos seus antepassados? 13 Onde poderia eu conseguir carne para dar a todo este povo? Eles vêm chorar perto de mim e dizem que querem comer carne. 14 Eu sozinho não posso cuidar de todo este povo; isso é demais para mim! 15 Se vais me tratar desse jeito, tem pena de mim e mata-me! Se gostas de mim, não deixes que eu continue sofrendo deste jeito!
Tem muita gente querendo ser líder, pastor, obreiro, apostolo e tanto outros títulos, Moises não escolheu isso para a vida dele, está pensando que é fácil cuidar de pessoas, existem momentos que pensamos em desistir, ser líder, não é status,é renuncia,é preço.
V.18 Deus exige que o povo se purifique para poder comer.
Agora diga ao povo o seguinte: “Purifiquem-se para amanhã; vocês vão comer carne. O Senhor ouviu vocês chorando e dizendo que queriam carne e que passavam bem no Egito. Por isso o Senhor lhes dará carne, e vocês a comerão.
V. 19 Quem reclama por carne vai comer até causar nojo ou repugnância (Esse cheiro enoja-me.)
19 E não comerão só um dia, nem dois, nem cinco, nem dez, nem vinte, 20 mas durante um mês inteiro, até que saia pelos seus narizes, e vocês ficarem com nojo. Pois vocês rejeitaram o Senhor, que está no meio de vocês, e se queixaram, dizendo que nunca deveriam ter saído do Egito.”
V. 21-Moises duvida do poder de Deus.
21 Moisés disse:
– Estou levando seiscentos mil homens, e tu dizes que vais dar a essa gente carne para comer o mês inteiro? 22 Onde haveria tantas ovelhas e vacas para matar a fim de que todos ficassem satisfeitos? Será que todos os peixes do mar juntos poderiam alimentar essa gente?
23 Porém o Senhor Deus respondeu a Moisés:
– Será que eu tenho tão pouco poder? Agora mesmo você verá se o que eu disse vai acontecer ou não.
Eles precisariam em media se calcular 300 gramas de carne por pessoa, eles precisariam no dia de 180.000 kgs x30 dias= 5.400,000,00 kgs  no mês e seu dividir por /1000 kgs= 540.000 toneladas.Eu precisaria de 1200 Carretas Cavalo Trucado Baú, carregando 45 toneladas cada.
Deus nos pergunta! Será que eu tenho tão pouco poder? E ele mesmo responde: Agora mesmo você verá se o que eu disse vai acontecer ou não. Meu amado nunca duvide do poder de Deus, não reclame, seja agradecido, dar gloria a Deus! Você é um bem aventurado.
V.31-34 Quando há murmuração o desejo se transforma em maldição e sepultura.
31 De repente, o Senhor mandou um vento que trouxe do mar bandos de codornas. Elas caíram no acampamento e em volta, em todas as direções, a uma distância de uns trinta quilômetros; e cobriram o chão em montes de quase um metro de altura. 32 Assim, todo aquele dia, toda aquela noite e todo o dia seguinte o povo trabalhou catando codornas; ninguém juntou menos de mil quilos. E espalharam as codornas ao redor do acampamento para secar. 33 Quando ainda havia muita carne para comer, o Senhor ficou irado com o povo e os castigou com uma terrível epidemia, que matou muita gente. 34 Por isso puseram naquele lugar o nome de Quibrote-Ataavá, que quer dizer “As Sepulturas do Desejo”; pois ali foram sepultadas as pessoas que estavam loucas de vontade de comer carne.
Conclusão
A insatisfação acontece quando nossa atenção muda do que temos para o que não temos. Eles agora pareciam não notar o que Deus estava fazendo por eles- liberto-os, formou uma nação  e lhes daria uma nova terra- porque só via o que Deus não fazia. Os israelitas não conseguiam pensar em nada alem da deliciosa comida egípcia, que haviam deixado para trás. De alguma forma, esqueceram da brutal escravidão foi o custo daquela comida. Mas antes de condenarmos estas atitudes dos israelitas, precisamos refletir onde está nossa atenção a maior parte do tempo. Estamos gratos pelo que Deus nos tem dado ou estamos sempre pensando no que gostaríamos de ter? Não devemos permitir que nossos desejos não realizados nos façam esquecer os presentes de Deus quanto a vida, a família,á saúde, ao trabalho e aos amigos e principalmente o que  nós éramos e o que somos hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.