domingo, 20 de maio de 2012

OITO QUALIDADES DE UMA BOA NORA.



RUTE - Este livro conta as bênçãos que uma GENTIA recebeu quando passou a pertencer ao povo de Israel, mostrando sua fidelidade ao Deus do seu povo adotivo. Rute era uma mulher da terra de Moabe. Era viúva de Mahlon,(DOENÇA) filho de Noemi (ALEGRIA,PRAZER) e Elimeleque.(MEU DEUS É REI) Os membros da família de Mahlon eram de Efrata, Belém, mas estavam morando em Moabe por causa da terrível fome em sua terra natal. Depois que o marido e dois filhos de Noemi morreram, ela voltou para Belém com sua nora Rute no tempo da colheita da cevada (Rute 1:4-22). Enquanto estava catando cevada no campo de Boaz, Rute despertou sua atenção e interesse (2:2-22). Mais tarde ela se casou com Boaz e ele, porque era o parente mais próximo de Noemi, agora viúva e sem filhos, ajeitou a situação de Noemi para mantê-la dentro da família (4:5-13). Rute é mencionada na genealogia de Jesus, no Evangelho de Mateus, como a mãe de Obede e bisavó de Davi
1-                 Rute era – benevolente.
1.8 Noemi disse às noras:
– Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o Senhor seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!
2-                 Rute era determinada- ((RENUNCIA)
1.14 Aí elas começaram a chorar alto outra vez. Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. Mas Rute ficou.
1.16 Porém Rute respondeu:
– Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. 17 Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!
18 Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada.
3-                 Rute era trabalhadora-
2.2 Um dia Rute disse a Noemi:
– Deixe que eu vá até as plantações para catar as espigas que ficam caídas no chão. Talvez algum trabalhador me deixe ir atrás dele, catando as espigas que forem caindo.
– Vá, minha filha! – respondeu Noemi.
3 Então Rute foi ao campo e andava atrás dos trabalhadores, catando as espigas que caíam. E por acaso ela entrou numa plantação que era de Boaz, um parente de Elimeleque.
4-                 Rute tinha um bom testemunho-
2.11 Boaz respondeu:
Eu ouvi falar de tudo o que você fez pela sua sogra desde que o seu marido morreu. E sei que você deixou o seu pai, a sua mãe e a sua pátria e veio viver entre gente que não conhecia. 12 Que o Senhor a recompense por tudo o que você fez. Que o Senhor, o Deus de Israel, cuja proteção você veio procurar, lhe dê uma grande recompensa.
5-                 Rute era obediente-  (Ensinavel)
3.5 Rute respondeu:
– Vou fazer tudo o que a senhora disse.
6 Ela foi ao lugar onde debulhavam as espigas e fez tudo o que a sua sogra havia mandado. 7 Quando Boaz acabou de comer e de beber, ficou um pouco alegre e foi dormir perto de um monte de cevada. Então Rute veio de mansinho, levantou a coberta dos pés dele e se deitou ali. 8 No meio da noite ele acordou de repente, sentou-se e ficou muito admirado de encontrar uma mulher deitada perto dos seus pés.
6-                 Rute era uma mulher leal- (fiel)
3.9 Ele perguntou:
– Quem é você?
– Eu sou Rute, a sua empregada! – respondeu ela. – O senhor é nosso parente chegado e por isso tem o dever de me proteger.
10  Boaz respondeu:
– Que o Senhor a abençoe, minha filha! Você está mostrando maior lealdade à família do seu sogro naquilo que está fazendo agora do que naquilo que fez pela sua sogra. Pois você não foi procurar um homem mais moço, fosse rico ou fosse pobre.
7-                 Rute uma mulher abençoada- 4.11 Todos responderam:
7-– Sim, nós somos testemunhas.
7-E as autoridades disseram a Boaz:
7-– O Senhor faça com que essa mulher, que veio para o seu lar, seja como Raquel e Léia, que deram muitos filhos a Jacó, tornando-se assim as mães da nação israelita! Que você seja rico e famoso em Belém-Efrata! 12 Que os filhos que o Senhor lhe der neste casamento façam com que a sua família seja como a família de Peres, filho de Judá e de Tamar!
7-13 Então Boaz levou Rute para casa, para ser a sua mulher. Eles tiveram relações, e o Senhor deu a Rute a bênção de ficar grávida, e ela deu à luz um filho.
8-                 Rute era valiosíssima-
8-4.15 Que ele seja um consolo para o seu coração e lhe dê segurança na velhice! A sua nora, a mãe do menino, a ama; e ela vale para você mais do que sete filhos. (Isso representava que era mais do que bem aventurada, representava certeza , segurança, estabilidade, sustento, confiabilidade como aquilo que pode confiar plenamente, ou seja, Noemí poderia dizer agora estou em segurança! )
Conclusão
Quantas sogras gostariam de ter uma nora assim, não precisamos viver uma tragédia  para usarmos de benevolência a minha sogra ou qualquer pessoa da minha parentela, o tempo de expressar amor e gratidão é quando eles ainda estão em vida, portanto aproveite o tempo que Deus lhe dá, porque depois não vai adiantar absolutamente nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.