domingo, 29 de janeiro de 2012

Consagrando todo primogênito ao Senhor. Lc. 2.22-24



22  Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor.

 23     Pois está escrito na Lei do Senhor: “Todo primeiro filho será separado (Deixar de viver em comum) e dedicado (Consagrar., Sacrificar-se ) ao Senhor.”
24 Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Introdução
 As famílias judias observavam varias cerimônias logo após o nascimento de um bebê.Observamos algumas  atitudes interessantes na vida de José e Maria, eles observavam e seguiam o que estava determinando pela lei, e, por ela ser a mãe de Jesus não há isentava de seguir a lei conforme estava descrita, Ele a cumpriu perfeitamente.
1-Ela esperou cumprir o dia da purificação, cumprindo assim a lei da purificação.
A LEI DA PURIFICAÇÃO  Lv. 12:1-8
1 - FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
4 - Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
5 - Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
 Jesus no oitavo dia foi circuncidado e recebeu o Nome de Jesus.
3 - E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. ( A circuncisão simboliza a separação dos judeus dos gentios e seu relacionamento singular com Deus)
2- Eles levaram a Criança para ser consagrada ao Senhor, cumprindo a lei da consagração ou do resgate.
A lei da Consagração
O primeiro filho representava  o principio da força de um homem e isso lhe dava o direito da primogenitura. E esse filho tinha o direito de dobrada porção de tudo o que seus pais possuíam. ( Esaú não valorizou esse direito e trocou  por um prato de lentilha.)
Ex. 13:2- Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.
Ex.22.29-30 -29 Não tardarás em trazer ofertas do melhor das tuas ceifas e das tuas vinhas; o primogênito de teus filhos me darás. 30 Da mesma sorte, farás com os teus bois e com as tuas ovelhas; sete dias ficará a cria com a mãe, e, ao oitavo dia, ma darás.
NM 3:13-Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o SENHOR.
3- Ofereceram sacrifícios ao Senhor, cumprindo assim a lei do sacrifício ao Senhor.
6 - E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
7 - O qual o oferecerá perante o SENHOR, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8 - Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa.
Conclusão
Aplicando este acontecimento para nossas vidas, entendemos que :
1-    Precisamos viver uma vida purificada ao Senhor, limpa, e com isso não podemos nos apresentar diante dEle de qualquer jeito, Maria esperou os dias de purificação, e hoje precisamos estar com os nosso coração limpo purificado diante dEle.
2-    Tudo o que tivermos e que chegar até nossas mãos, precisamos consagrar ao Senhor, porque dEle e para Ele são todas as coisas, inclusive o seu relacionamento familiar e conjugal.
3-    Os teus primogênitos não sãos teus, e, sim do Senhor, creia nisso e agora mesmo consagre-os ao Senhor.
Ex. 13:2- Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que voce tenha sido edificado, seu comentario é muito importante par nós.